quarta-feira, 21 de novembro de 2007

uma imagem perdida no meu micro

Cá estava eu, hoje, numa correria, atrasada para sair, pegar o carro e ir pra POA, pra UFRGS. MAS, como eu ía de carro, sozinha, merecia uma musiquinha boa! Por isso corri para minhas mp3, selecionei umas coisinhas da Rita Lee e fui gravar um CD pra escutar no carro, pois bem, essa enrolação foi pra dizer, que ÓBVIO, quando a gente tá atrasado e precisa, nunca acha um CD virgem rrrrrr. Mas foi legal dessa vez, porque vasculhei uns cds aleatórios que tinha por aqui e acabei achando umas coisas perdidas, uma delas é esta, "uma imagem da Ilha dos Marinheiros perdida no meu micro" que me parece um bom motivo pra um segundo post neste blog esquecido...

A imagem foi feita numa lagoa enorme que tem no centro da Ilha dos Marinheiros, que pertence à minha cidade natal, Rio Grande. A Ilha é rodeada de água salgada, mas esta água (a da lagoa) é "filtrada" pela areia e emerge no centro daquele pedaço de terra e ajuda na irrigação das plantações dos agricultores que moram lá. Na ocasião da foto, eu participava de um projeto de etnografia da faculdade. Um grupo de alunos, aspirantes a fotógrafos, liderados pelo professor Recuero (e também grande fotógrafo) que ía quase todo final de semana pra Ilha fotografar os costumes do povo que vive lá. Os pescadores, agricultores e artesãos são gente simples, mas com uma cultura linda de descendêntes portuguêses, colonizadores majoritários da região do extremo sul do nosso Rio Grande do Sul. Bem, saudades a parte daquele projeto maravilhoso (que aliás, pelo que sei, ainda está em andamento na Escola de Comunicação da UCPel), a imagem prova a riqueza natural daquela terra, a qual me orgulho muito.

Nenhum comentário: